V Mostra Poetrix


 

No dia 25 de novembro de 2023, aconteceu o lanƧamento virtual da V Mostra Poetrix: Sinestesia, organizada por Diana Pilatti, Dirce Carneiro e JosĆ© de Castro, a coletĆ¢nea reĆŗne poetas membro do Grupo LiterĆ”rio Selo Poetrix, e autores convidados de vĆ”rios cantos do Brasil e do exterior. 

A obra estĆ” disponĆ­vel para baixar em pdf, gratuitamente, clicando aqui.  


ApresentaĆ§Ć£o

Novembro de 2023. Vinte e quatro anos de Poetrix. O grupo Selo Poetrix tem a alegria de trazer a pĆŗblico a V Mostra Poetrix – Sinestesia, uma forma de seguir acreditando e resistindo com Arte. 

Com o tema Sinestesia, buscamos poetizar sobre os sentidos do ser humano e viajar para alĆ©m deles. AtravĆ©s do Poetrix, esse pequeno que nos convida a grandes voos, podemos mergulhar fundo na semĆ¢ntica das palavras, em metĆ”foras e em figuras de linguagem, permitindo leituras do nĆ£o dito, de sĆ­mbolos e conteĆŗdos ocultos que possibilitam a fruiĆ§Ć£o da linguagem literĆ”ria em suas vĆ”rias dimensƵes. 

Ao todo, somos 40 participantes de vĆ”rias partes desse nosso Brasil, alguns de nĆ³s membros da Academia Internacional Poetrix – AIP. Temos poetas convidados – atĆ© de Portugal – caminheiros da Literatura, amigos de sempre, todos amantes do Poetrix. 

O documento Diretrizes da AIP – que pode ser lido no blog da Academia, www.academiapoetrix.org – serviu de base para a seleĆ§Ć£o dos Poetrix, dentre outros aspectos relevantes considerados na linguagem poĆ©tica.

Quanto a isso, importante lembrar os valores preconizados por ƍtalo Calvino – do qual se comemora, em 2023, o centenĆ”rio de nascimento – em seu clĆ”ssico livro Seis propostas para o prĆ³ximo milĆŖnio, recomendado para nortear a criaĆ§Ć£o de Poetrix, desde o advento da Bula Poetrix, em 2009.

Aproveitamos para agradecer a todos os participantes que abrilhantam a V Mostra Poetrix – Sinestesia com a sua poesia. Essa publicaĆ§Ć£o faz parte de uma jornada que pretendemos dar sequĆŖncia em ediƧƵes futuras, sempre com o objetivo de enaltecer e divulgar essa modalidade de escrita minimalista. 

Portanto, aguardem novos convites para outros voos poĆ©ticos. SerĆ” sempre uma alegria estarmos juntos para fortalecer e ampliar as bases da Arte de criar Poetrix. 

Diana Pilatti, Dirce Carneiro, JosƩ de Castro, organizadores.

Novembro/2023


ISBN nĀŗ 978-65-00-86971-2

TambƩm Ʃ possƭvel baixar gratuitamente as ediƧƵes anteriores da Mostra Poetrix, acessando o drive do grupo Selo Poetrix, clicando aqui

Nenhum comentƔrio:

Postar um comentƔrio

Instagram