Diana Pilatti é poeta e professora da rede pública de ensino. Nasceu em 21 de março de 1979, no Dia Internacional da Poesia, em Foz do Iguaçu/PR, mas mora em Campo Grande/MS desde a infância. Formada em Letras, pela Universidade Católica Dom Bosco, e Mestre em Estudos de Linguagens, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Em sua carreira no serviço público, antes de se graduar em Letras, foi aprovada em um concurso de nÃvel fundamental e iniciou seus trabalhos na Secretaria de Estado de Administração de MS, em 2022. Em 2007, foi aprovada no concurso para professores da Secretaria de Estado de Educação de MS, lecionando LÃngua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio na EE José Ferreira Barbosa e na EE José Mamede de Aquino. Também atuou na gestão escolar da EE José Mamede de Aquino, de 2012 à 2014 como diretora adjunta, em 2015 como diretora pró-tempore, e diretora eleita de 2016 até 2023. Retornando para suas funções docentes em 2024.
Em sua carreira literária, é Coorganizadora da Mostra Poetrix, desde 2020, e autora dos livros de poemas: Palavras Avulsas, volume 7 da I Coleção de Livros de Bolso do Mulherio das Letras (2019), coleção que esteve entre os dez finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura 2020, na categoria Inovação: Fomento à leitura; Palavras Póstumas, volume 5 da II Coleção de Livros de Bolso do Mulherio das Letras (2020), um livro sobre a dor e a solidão de uma mulher vÃtima de um relacionamento abusivo; Palavras Diáfanas, Editora Patuá (2021), poemas de amor, desejo e saudade; Haicais e outros poemÃnimos, volume 10 da III Coleção de Livros de Bolso do Mulherio das Letras, livro de poemas curtos divididos em duas seções: haicais e tercetos temáticos, nos quais a poeta captura a leveza e a brevidade do mundo; Pequenas Sinestesias: Poetrix escolhidos, volume 5 da IV Coleção de Livros de Bolso do Mulherio das Letras, Editora Popular Venas Abiertas (2023), livro este com uma seleta de Poetrix escritos nos último dois anos, coleção esta prefaciada por Maria Valéria Rezende; ultrapassando as fronteiras brasileiras, seu primeiro livro traduzido para a lÃngua espanhola, Palabras Diáfanas, Caravana Editorial (2024), cujo lançamento aconteceu em Buenos Aires, Argentina; e seu último livro As Cinzas, publicado pela sul-mato-grossense Caligo Editora (2024), organizado pela autora em quatro seções: da Dor, da Consciência, do Tempo e da Ressurreição, o livro oferta ao leitor poemas escritos nos últimos três anos.
Diana Pilatti também publicou poemas em diversas coletâneas e revistas literárias, cujas informações podem ser acessadas no portfólio da autora.
No inÃcio 2019, começa a participar das atividades do Coletivo Literário Mulherio das Letras, em outubro de 2020, torna-se associada da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul - UBE-MS e, ao final de 2021, ingressa no Coletivo Literário Independente Tarja Preta, e na Academia Internacional Poetrix - AIP, ocupando a cadeira número 10.
Divulga poesia em sua página pessoal www.dianapilatti.com e nas redes sociais @dianapilatti. Contato via e-mail dianapilatti@gmail.com.
Publicações Portfólio Livros
Entrevistas Revistas Literárias
Academia Internacional Poetrix - AIP
Biografia da autora atualizada em 12 de abril de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário